quarta-feira, 12 de abril de 2017

Tau Pai, Tal Filho


Edição e revisão: Marsel Botelho
                                                                                                                 

                                                            Tau realiza sonho e sobe ao palco com o filho Augusto em uma verdadeira comunhão 



Quando a música é cantada em comunhão com a vida, a poesia que vive lá no mais fundo de cada um toma forma e nos convida a ser parte da melodia. É nessa comunhão que o violeiro, compositor e cantor Tau Brasil, natural de Fronteira dos Vales (MG) e seu filho, o multi-instrumentista, compositor e cantor Augusto Cordeiro, natural de Vitória (ES), uniram-se no CD “Tau Pai, Tal Filho”, gravado ao vivo no Teatro da Biblioteca Pública Luiz de Bessa em Belo Horizonte (MG), para expressar o amor mútuo pela arte. Pai e filho tiveram a companhia dos músicos: Wallace Gomes, Lucas Viotti, Rodrigo Salvador e Banda Trivial. São treze temas nos quais pai e filho compartilham suas mais verdadeiras emoções. “Minhas músicas embalaram o sono dele. É um privilégio poder partilhar o ofício com ele e deixar algo de herança. Estar junto com Augusto no palco é uma grande emoção”, sintetiza o cantador.

Tau contabiliza 25 anos de carreira e seis CDs lançados: “Raridade”/1995, “Trem Bom – Forró à Mineira”/1999, “Astronauta Apaixonado”/2002, “Pelas Ruas de Lisboa”/2007, “Nas Trilhas do Mucuri”/2011 e “Tau Pai, Tal Filho” /2015. Tanto o CD quanto o “show” começaram a ser concebidos em 2012, a partir do desejo de Tau Brasil de ver o filho Augusto executando suas canções. Augusto aprendeu o ofício com o pai e começou a tocar aos sete anos. Hoje, domina violão, guitarra e viola. Acompanha artistas como Pereira da Viola, Wilson Dias e Déa Trancoso. Atualmente, Augusto Cordeiro é aluno da Escola de Música da UFMG.

A primeira canção do “show”/CD “Estrada do Tempo” (Marcelo Vouguinha) tem uma carga de emoção muito grande: seus versos cantados a dois violões falam das coisas do coração e daqueles mais íntimos e sutis sentimentos humanos. “De Minas” (Déa Trancoso) é uma canção que exalta as Gerais de uma forma pictórica e poética colorida no azul do céu, no ouro do sol e no pó das estradas. Autêntica moda de viola se ouve em “Garimpeiro de Amor” (Tau Brasil/Gonzaga Medeiros). Um dos temas mais bonitos do acervo do cantador e violeiro Elomar Figueira Melo nos conduz às margens do Rio Gavião. Tau, que também é um intérprete da obra do mestre Elomar, não economiza na interpretação e nos saúda com a cantiga “Curvas do Rio” (Elomar Figueira Melo). Da vasta obra do inesquecível mestre Gonzaguinha, Tau canta “Preciso”.

O violeiro e cantor Wilson Dias ouve, na voz do amigo, sua canção “João e o Grão”, que fala da religiosidade do homem simples da terra. “Tem coisa que na vida nascem pra ser juntas, nada é capaz de separar”, diz a letra da canção que dá título ao CD “Tau Pai, Tal Filho” (Tau Brasil/Augusto/Eugenio Brito). “Aos Meus Heróis” (Julinho Marassi e Gutemberg) é um tributo ao artista brasileiro. Ainda ouviremos “Semente da Gente” (Augusto Cordeiro/Miguel Gangussu), “Raridade” (T.B), “Te Quero Bem” (Lima Jr) e encerramos com a clássica “Respeita Januário” (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira). Tudo isso e mais é Pai e Filho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário