quarta-feira, 19 de abril de 2017

Sim, este som é do Brasil


Edição e revisão: Marsel Botelho
                                                                                                                 

                                                Breno não é deste tempo, ele é passado e futuro. Sua música é atemporal



 
A imersão que iremos fazer neste ribeirão sonoro-poético, devolve-nos a alegria e a certeza de que música e poesia não devem ser separadas, assim como pétala e flor. O jovem pianista Breno Ruiz, no auge de seus 34 anos, criador e iconoclasta, dá vazão à sua inquieta sonoplastia e nos apresenta o CD “Cantilenas Brasileiras”, concebido em parceria com o poeta carioca Paulo Cesar Pinheiro: são 12 temas a desvendar a cada audição. Trata-se de música atemporal, resgatada das entranhas do seu ser em constante troca de emoção com seu estar no mundo. Gravado na Gargolândia e estúdio Dançapé, o disco levou 5 anos para ser mixado e masterizado. Breno teve a companhia de respeito dos músicos e amigos Pedro Alterio (violão), Neymar Dias (baixo acústico, viola caipira), Gabriel Alterio (bateria, percussão) e Igor Pimenta (baixo acústico) e as participações especiais de Mônica Salmaso (voz) e Renato Braz (voz, percussão, efeitos, flautas).

Ao toque de caixa e um piano com respiração pulsante, Breno exalta a voz que já nasceu com identidade de tom e timbre. Abrindo essa audição, ouve-se “Marinheiro do Mar”. A poesia de Cezar Pinheiro encontrou abrigo certo nas melodias de Ruiz: melodias vestidas de fino linho, cerzidas com a linha de um horizonte sem fim, deixando antever o verso que sua voz eternizará. “Estrela Branca” é um lundu e sua viçosa melancolia nos envolve e nos alerta para aquela fria manhã de domingo tentando alcançar a luz. “Flor Lilás” é um chorinho e nos remete aos eternos anos dourados, regados por serenatas e belas jovens nas janelas. A primeira participação especialíssima é da cantora Mônica Salmaso, que, juntamente com Ruiz, canta os versos do “Choro Bordado”. A sequência apresenta três lundus, cuja temática poética é distinta em cada um deles. Paulo Cesar Pinheiro nos convida ao passeio pelo século XIX, onde a música foi pensada. Ouvem-se “Dança de Mucama”, “Roxinha”, “Donana”. A história do pianista e poeta começa há doze anos, quando Paulo Cezar Pinheiro, importante letrista, de prestigiosa carreira consolidada, ouviu o pianista, compositor e cantor Breno. O resultado logo se deu na bela composição “Cantilenas” e muitas outras estão por vir a cada nota do pianista, a cada nova canção vinda ao mundo pelas mãos de Breno.

“Caçada de Onça” tem uma dinâmica muito interessante e nos faz seguir a trilha do felino mata adentro. “Modinha Triste” tem a participação especialíssima do cantor Renato Braz, que, junto ao novo parceiro, entoa lindamente a canção. “Cantinela Sertaneja” é uma modinha, nela o artista desfila sentimentos para toda e qualquer paixão. “Em “Viola do Bem Querer”, novamente a voz de Renato Braz se faz presente e ambos buscam a harmonia nas cordas da viola. Fechando esse mergulho repleto de saudade, de aromas e sabores da infância, ouviremos uma das mais belas canções deste CD dedicado a música brasileira, “Roseira”. Breno é fogo no inverno, a brisa mansa no verão e a melodia dentro da canção, o novo de ontem, de amanhã e sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário