quarta-feira, 26 de abril de 2017

Salve Lua no Talento MPB

Edição e revisão: Marsel Botelho
                                                                                                                 

                                                                             Justa homenagem ao rei do baião



“Luiz, respeita Januário/Luiz, tu pode ser famoso, mas teu pai é mais tinhoso/E com ele ninguém vai, Luiz/Respeita os oito baixo do teu pai” (Respeita Januário - Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira). Será nessa pegada que o projeto Talento MPB recebe a sanfoneira e cantora Adriana Sanchez para apresentar o repertório do álbum CD/DVD “Salve Lua – Tributo a Luiz Gonzaga”. Lançado em março de 2015, a artista, que também integra o grupo Barra da Saia, traz para o palco sucessos da carreira do mestre Lua e tem como convidados especiais o pianista, cantor e compositor Breno Ruiz e as meninas do Barra da Saia. 

Adriana Sanchez, a paulista que domina como poucos o sacolejar do fole, conseguiu, em 16 temas (apenas no DVD), doar-se de corpo e alma à música do mestre, reinventando-os como intérprete e inovando como artista sem se desconectar da beleza original que identifica cada um dos temas. Das inúmeras gravações de “Asa Branca” (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira) que ouvi ao longo do tempo, destaco a original de Seu Luiz e a do grupo pernambucano Quinteto Violado, que a recriou de forma a se perpetuar, mas, ouvindo os primeiros acordes vindos do fole de Adriana, me rendo às harmonias criadas para esse voo. A cantora põe o toque sensual feminino na interpretação de “Juazeiro” (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira). Um dos temas mais belos compostos pela dupla Gonzaga e Teixeira, “Assum Preto”, ganha de Adriana um arranjo apoteótico e um jogo de fole lembrando o mestre Lua. No formato CD, Sanchez conta com a participação especial do maranhense Zeca Baleiro.

No embalo das festas juninas, o arrasta-pé “Olha pro Céu” (Luiz Gonzaga/José Fernandes) nos convida a entrar no salão. Um dos momentos belos do “show” é a introdução do violão de Edson Guidetti para “Baião” (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira). Além de excepcional cantora, Adriana nos presenteia com o pé-de-serra “Roseira do Norte” (Pedro Sertanejo/Zé Gonzaga), inclusa no álbum como música incidental. Aprovadíssima! O “hammond” de Lulu faz o cortejo para o floreio da sanfona de Adriana na maravilhosa “Ovo de Cordorna” (Severino Ramos). Usando da tecnologia dos “loops”, a artista dobra as vozes na introdução de “Xote das Meninas” (Luiz Gonzaga/Zé Dantas). O ator e cantor Gero Camilo participa da gravação no formato CD.

 Em “Cintura Fina” (Luiz Gonzaga/Zé Dantas), a artista ainda canta pequenos trechos de “Riacho do Navio”. Vale conferir.  Na clássica “Sabiá” (Luiz Gonzaga/Zé Dantas), Adriana inova e faz uso de batidas eletrônicas e “samplers”, que nos remetem ao som dos estalos da fogueira em “Último Pau de Arara”. Para a emblemática “ABC do Sertão” (Luiz Gonzaga/Zé Dantas), a tecnologia em prol da arte com uso de “vocoder” e outros recursos eletrônicos adorna a música com modernidade. Em “Nem se Despediu de Mim” (Luiz Gonzaga/João Silva), a canção é um convite irresistível para arrastar o pé numa sala de reboco. Quer ouvir essas e muito mais? Compareça nesta quarta-feira, dia 26, às 21 horas, ao Bar Brahma. Av. São João com Av. Ipiranga. O Projeto Talento MPB recebe Adriana Sanchez – Salve Lua!


Nenhum comentário:

Postar um comentário