quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Ele ouviu primeiro

Agradecimentos especiais a Patrícia Chammas



Quantos artistas hoje consagrados – outros nem tanto – passaram nesses 31 anos pelo palco da Fampop (Feira Avareense da Música Popular), festival idealizado pelo compositor, cantor e produtor Juca Novaes. São três décadas de inúmeras músicas inscritas, às quais Juca foi o primeiro a ouvir para prévia seleção. Novaes resolveu mostrar a sua interpretação de onze temas escolhidos para o CD “Canções de Primeira – Vol. 1”, lançado pela Dabliú Discos, com arranjos e produção de Sérgio Bello. Este festival, ao longo de sua história, projetou nomes como: Lenine, Chico César, Zeca Baleiro, Jorge Vercillo, Moacyr Luz, Virgínia Rosa, Rita Ribeiro, além dos novos nomes Dani Black, Cinco a Seco e Marcelo Segreto, entre outros. Se você é compositor, vale apena inscrever suas músicas no festival, com o aval de nomes como o do historiador da MPB e jornalista Zuza Homem de Mello, que o define assim: "Avaré viu e ouviu primeiro".
Neste CD ouviremos o intérprete que dá vida a canções. Dono de uma voz melódica, o artista sabe como entoar seu canto, seja qual for o estilo musical. A primeira faixa, “Quilombos”, é do pernambucano Lenine, em que Juca encara o suingue e dá a “sua cara” à obra que nunca foi gravada pelo autor. Dos compositores Rafael Altério e Kleber Albuquerque ele canta, em dueto com Dani Black, a bela canção “Logradouro”. Um dos momentos mais bonitos do álbum é a participação especialíssima do grupo vocal MPB4 na canção “Era Você” (Carlin de Almeida/Mauro Mendes). Detalhe marcante da gravação é que o “Magro”, um dos maiores arranjadores vocais deste país, fez os arranjos para a canção, sendo este seu último trabalho, vindo a falecer dias depois, em 8 de agosto de 2012. A ele, o disco é dedicado.
Juca não tem problema algum em passear entre tantos estilos, pela grande familiaridade que tem com todas as vertentes da música brasileira. Nasceu para o oficio, é um predestinado, como mostra no sofisticado “Samba de Uma Noite Só” (Fernando Cavallieri). O cantor e compositor Jorge Vercillo e seu parceiro Jota Maranhão são lembrados em “Encontro das Águas”, canção que empresta o nome ao primeiro CD de Vercillo, de 1994. Novaes canta “vercillamente” e tem a participação especial de Pedro Altério.
Juca Novaes resgata a canção “Dindinha” (Zeca Baleiro) e convida o paraibano Chico César, que grava a voz em João Pessoa, num dueto virtual. A próxima canção é a mais nova deste primeiro volume: “Pra Você Dar o Nome”, de Tó Brandileone, do grupo paulista Cinco a Seco. Com a voz gravada no estúdio Orange, em Amsterdam, a cantora Ceumar faz dueto com Juca na gostosa “Água e Azeite” (Sérgio Misan/João Boamorte). Para mim, a música mais bonita do CD, e também a mais antiga, é “Belorizontem” (Alyssinho Lima/Danilo Horta) composta no início dos anos 1980. Do mestre Moacyr Luiz, o artista grava o maracatu/samba “Que o Tocador é Bom”. Para finalizar, um samba que não participou do festival, “Coração Afobado” (Celso Viáfora). Que venham as próximas Canções de Primeira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário