quarta-feira, 30 de abril de 2014

Fernanda Cunha e seus corações

Agradecimentos especiais a Patricia Chammas


Impossível calcular a quantidade de artistas que temos pelos quatros cantos do País e que buscam incessantemente algum espaço na grande mídia. O volume de material que chega ao Planeta MPB me deixa esperançoso, pois a produção é de altíssimo nível e fortalece a minha tese de que, se estamos atrás de qualidade, nós encontramos. Esta semana o destaque vai para a cantora Fernanda Cunha, que comemora 15 anos de carreira de forma especial, lançando seu quinto CD, “Coração do Brasil”, e tendo a reedição do álbum “Dois Corações” (2004) pela gravadora Kuarup.
O DNA musical da cantora é para ser respeitado, pois em seu sangue correm os genes da saudosíssima cantora, sua mãe, Telma Costa (1953-1989), que dividiu os célebres vocais com Chico Buarque na música “Eu Te Amo”, na década de 80. Também é sobrinha da cantora e compositora Sueli Costa.
A Kuarup acerta mais uma vez, reeditando o CD “Dois Corações”, que tem uma importância histórica para a música, pois trata-se de uma releitura das obras do compositor e pianista Johnny Alf (1929-2010) e da compositora Sueli Costa. Sete canções de cada um deles ganham interpretação emocionada de Fernanda, que presta uma justa homenagem aos artistas. Ambos participaram das gravações. De Johnny Alf a cantora gravou: “Dois Corações”, “Céu e Mar”, “Ilusão à Toa”, “Olhos Negros” (Johnny Alf/Ronaldo Bastos), “Luz Eterna”, “O Que é Amar” e “Fim de Semana em Eldorado”. Da tia Sueli Costa, Fernanda gravou as parcerias: “Cinema Antigo”, “Amor Amor” e “As Labaredas” (com Cacaso), “Nuvens de Cetim” e “Bóias de Luz” (com Abel Silva), “Vamos Dançar” (com João Medeiros Filho) e “Cão Sem Dono” (com Paulo Cesar Pinheiro).
Fernanda gravou seu primeiro CD, “O Tempo e o Lugar” (2002), nos Estados Unidos, interpretando grandes nomes como Ivan Lins, Toninho Horta, entre outros. Além dos palcos brasileiros, a cantora tem se apresentado todos os anos, desde 2005, mundo afora: Canadá (Vancouver International Jazz Festival), Portugal (2009 e 2011), Jazz Iberia Festival - Espanha (2009), Jazz à Juan - França (2011), Aarhus Jazz festival - Dinamarca (2011), Jazz Fest Wien - Áustria (2010 e 2011) , Borneo Jazz - Malásia (2011) e Jazz AL Fin e Notorious - Argentina (2010 e 2011).
“Coração do Brasil” é uma celebração à música. No CD, Fernanda mergulha no universo cristalino dos compositores Antônio Carlos Jobim/Aloysio de Oliveira, Haroldo Barbosa/Geraldo Jacques, Noel Rosa, Antonio Adolfo/Nelson Wellington, Márcio Hallack/Luiz Sérgio Henriques, Daniel Gonzaga, Camila Dias, Sueli Costa/Luiz Sérgio Henriques e Ivan Lins/Victor Martins, e nos oferece dez canções – algumas conhecidas do grande público, outras inéditas. O diferencial é a interpretação tão particular que a cantora nos doa, tornando velhos clássicos em novas músicas. Prepare-se para ouvir: “Eu Preciso de Você”, “Adeus, América”, “Não Tem Tradução”, “Coração do Brasil”, “Feito Andorinha”, “Samba pro João”, “Rio”, “Dindi”, “Perdido de Encantamento” e “Somos Todos Iguais Essa Noite”.
A audição do último registro de Johnny Alf, a presença marcante de Sueli Costa, misturados ao bom gosto de Fernanda Cunha me pegaram em cheio.
Acesse www.fernandacunha.com para saber mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário